As pragas são um problema constante para quem trabalha com agricultura e a antracnose está entre as doenças mais comuns. Uma enfermidade que ataca praticamente a planta inteira, causando consequências graves e duradouras. Em situações como esta, os prejuízos não são só financeiros, mas também de tempo.
A boa notícia é que essa praga pode ser contida e até exterminada. Neste texto, apresentaremos algumas dicas de como lidar com a antracnose. Continue!
O que é antracnose?
Causada pelo fungo Colletotrichum Truncatum, é uma doença que atinge diferentes tipos de plantações, bastante comum na cultura da soja. Inicialmente, ela se desenvolve nas sementes e utiliza o vento e a água da chuva para se propagar para outras partes da plantação. Temperaturas entre 18° e 25° e muitas plantas em um espaço só, também podem ajudar a difundi-la.
Como identificar?
A aparência do fungo dependerá da parte da planta onde está localizado. É comum que ele já esteja presente na semente, mas pode surgir em plantações mais desenvolvidas. Caso ele apareça nos frutos, o agricultor encontrará manchas escuras e circulares.
Elas possuem um contorno amarelado, além de o centro conter pequenos pontos laranjas ou rosa. Por terem pequenas saliências, podem ser confundidas com o processo de decomposição.
Agora, se estiver nas folhas, é possível encontrar sinais nos limites ou no veio. Além disso, quando as folhas secam e caem, há feridas nos ramos e troncos.
Como controlar a antracnose?
O controle e até eliminação total desta doença na plantação, exigirá mais de um processo. Dependendo do nível de alcance do fungo, será necessário até o descarte total da cultura. Porém, como primeiro passo, é interessante cuidar das sementes. Elas precisam ser devidamente esterilizadas com defensivos.
A rotação de culturas com plantações que não sejam as hospedeiras do fungo é outra estratégia que o agricultor deve adotar. Além da nutrição e cuidado com o nível populacional das plantas.
Por fim, mesmo para plantações já desenvolvidas, o uso de defensivos será fundamental para manter a antracnose longe.
Como usar a tecnologia nesse sentido?
A antracnose é um fungo que se propaga em diversas partes da planta, seja na semente, no fruto ou nas folhas. Por sua capacidade de se espalhar facilmente, o agricultor precisará investir não apenas em defensivos, mas em estratégias de monitoramento e controle para não ser prejudicado.
Sendo assim, a tecnologia será fundamental para cuidar da plantação com maior precisão. Entre algumas dicas que podemos fornecer estão:
Ao longo deste texto, podemos conhecer os principais comportamentos da antracnose, uma doença que ataca as plantações e que consegue causar perdas bastante significativas para o agricultor. Se não cuidada, pode destruir a planta desde a semente até seus frutos e folhas.